O que é Valor? | Como descobrir o poder das suas escolhas

Você conhece a diferença entre valor, preço e custo? Isso tem mais relação com nossas finanças, nossa felicidade do que a gente pensa.

Vamos trazer exemplos práticos para que esses conceitos fiquem claros e com isso possamos tomar melhores decisões. Principalmente em nossas finanças.

Antes de prosseguirmos, você sabia que as equipes de marketing e vendedores das empresas tentam se aproveitar da ignorância de muitos sobre esse tema para convencer a comprar algo que eles querem vender?
Investimentoanimado - empurrar mercadorias para clientes
Eles usam de artimanhas para nos empurrar o que não precisamos comprar. Por isso preste bastante atenção para se defender, usando os conselhos e recomendações que passaremos aqui para você. Você vai poder optar por aquilo que realmente você quer e precisa.

Valor, custo e preço são palavras bem conhecidas e rotineiramente utilizadas por todos nós. Mas às vezes você pode não se dar conta que elas possuem significados diferentes. Entender esses dois conceitos nos ajuda a tomar difíceis decisões, principalmente quando fazemos opções de compra.

Aposto que você já se perguntou em diversas situações: “Será que devo comprar isso?” ou “Qual dessas opções devo escolher”. Seja no momento de comprar um chocolate, tênis ou um apartamento, essa dúvida tende a nos acompanhar. Saber como nós percebemos o valor e o custo é fundamental para fazermos a escolha certa nesses momentos de decisão.

Vamos começar com o custo. O custo está relacionado com o dinheiro necessário para produzir algo. Isso vai desde o material usado, máquinas e funcionários envolvidos no processo de fabricação, até o custo de uma loja e de seus empregados.

Essa parte é a mais direta e simples de entender, mas que nós, como consumidores, não temos muito o que fazer para mudar. É, mas aí já tem algo para nos ajudar como um primeiro passo para uma boa escolha.

Note que os custos envolvidos com a venda do produto, ou seja, os custos do ponto de venda, podem ser bem diferentes, dependendo do tipo de estabelecimento onde o produto é ofertado. Uma loja em um bairro nobre paga aluguel mais caro. Pois os ambientes mais requintados têm alto custo de montagem e decoração e o custo de ter muitos funcionários são fatores que podem estar refletidos nos preços.

Esses são alguns dos motivos que geralmente se consegue comprar algo mais barato pela internet, já que os custos tendem a ser menores em uma loja virtual.

Pesquisar os preços pela Internet já virou um hábito nosso para economizar e conhecer melhor o que está querendo se comprar. Mas em casos onde a compra online não é possível, compare, com cuidado, os preços em diferentes tipos de loja antes de comprar. Isso é importante para um bom planejamento financeiro.

Mas nunca é demais lembrar de uma perguntinha mágica que você sempre deve se fazer: você realmente precisa comprar? O que vem a seguir vai te ajudar com a essa reflexão.
Investimentoanimado - Precisa mesmo comprar
Vamos falar de valor agora. Ele está relacionado com o que o produto representa para você como consumidor. E como cada pessoa é única, o valor percebido pode variar bastante.

Ao contrário do custo, que está diretamente ligado ao produto, o valor é mais difícil de ser medido, pois depende da paixão, da subjetividade de cada um. Para determinar o valor de um produto para uma pessoa é necessário conhecê-la muito bem.

Essa é a parte mais importante da nossa abordagem. Porque é ela que tem um bom potencial em melhorar nossos hábitos nas finanças, nossos hábitos de consumo e consequentemente nos levar a escolhas mais felizes.

Como já observamos, não é nada fácil determinar o valor exato das coisas para cada um de nós. Até ouso dizer que seria um sonho bem distante. Mesmo sem saber o valor exato, é uma boa ideia nos esforçamos para conhecer o valor que cada coisa tem para nós. Portanto, aqui está o aspecto mais importante para melhorar nossas escolhas: Autoconhecimento.
Investimentoanimado - Autoconhecimento
Conhecer a nós mesmos nos dá poder. Sem querer extrapolar o escopo deste texto, mas como forma de mais um incentivo para que você busque se conhecer mais, tenho que dizer que pessoas que se conhecem melhor tendem a se sentir mais satisfeitos com a vida, terem relações mais fortes, serem mais confiantes e criativas.

Não precisa fazer um retiro para descobrir isso. Apenas pequenas perguntas vão te fazer pensar. Isso já é o suficiente.

Existem diferentes abordagens que nos ajudam no autoconhecimento, mas focando apenas em como melhorar nossas escolhas, podemos nos fazer sempre pensar nas seguintes questões:

1) O que me deixa feliz?

Pare por um instante e pense sobre isso com toda sinceridade. Tente imaginar pessoas, momentos e coisas que te fizeram ou te fariam realmente feliz. Você pode fazer uma combinação entre eles ou pensar separadamente em cada um.

Após esse exercício, tente se lembrar de coisas que você tem ou deseja ter. Essas coisas tem alguma relação com o que te deixa mais feliz?

2) O que é mais importante para mim?

Assim como na questão anterior, reflita sobre o que é importante para você. É importante se sentir bem, se sentir ativo, tranquilo, orgulho de si, se sentir confiante?

Não existe uma resposta certa para essa pergunta. O importante é que se você foi sincero, sua resposta está corretíssima.

Lembre-se que esse exercício deve ser constante, pois a cada dia estamos construindo um mundo novo e temos diferentes opções para formar nossas respostas.

Sem contar com itens que são necessários para sua sobrevivência, como comida, roupa e demais itens de primeira necessidade, agora que você já se conhece um pouco melhor, reflita sobre o objeto a ser comprado:

  • Ele está relacionado com a sua felicidade?

  • É importante para você?


Se a resposta a essas duas perguntas foi não, você já sabe o que tem que fazer, né? Caso você tenha respondido sim, tenho certeza que, por todas as reflexões orientadas aqui, você terá noção de quanto o produto vale para você. Então, agora é “só” comparar o valor que ele tem para você, com o preço que está sendo cobrado e … Seja Feliz!

Vimos importantes conceitos aplicados em economia, como valor, custo e preço. Ter esse conhecimento é peça chave para fazermos boas escolhas, principalmente as financeiras.

Por falar em conhecimento, vimos também que o autoconhecimento nos abre os olhos. Ele nos faz refletir sobre o que é importante para nós e o que pode nos deixar mais felizes. Assim garanto que muitas compras e gastos que você sempre teve vão ter outro significado para você de agora em diante.

Além desse artigo, bem lá na parte de cima da página, deixamos um vídeo sobre esse tema que garanto que você vai gostar e se divertir.
Investimentoanimado - valor_inscrever nas redes sociais
Veja lá, se é que ainda você não viu….:-) garanto que você vai dar umas boas risadas.

Aproveite para nos seguir e se inscrever nas nossas redes sociais. Vamos preparar vídeos, artigos e muito mais conteúdos de valor para descomplicar a sua jornada!

Até breve!

0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se!
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments