5 FANTÁSTICOS Benefícios sobre Atividade Física! | Seu CÉREBRO agradece!

Você anda sem motivação para fazer alguma atividade física? Não se preocupe, depois de ler esse texto, garanto que isso vai mudar. 😀

Sabe por que? Porque sempre foi associado que o maior benefício para quem pratica atividade física seria emagrecer, ter um corpo esbelto, sarado. Mas não! Não é bem assim. Tem algo dentro de você que é um dos maiores beneficiados da atividade física e a maioria nem sequer desconfia…

Continue com a gente que você vai descobrir coisas fantásticas e vai se perguntar por que demorou tanto para começar a praticar atividade física.

Um pouquinho de dados e história…

Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de pessoas que tem uma postura ativa é de somente 39%. Importante notar nesses dados é que o percentual de inativos aumenta com a idade, sendo de 12,9% na faixa de 18 a 24 anos e 31,8% nos adultos com 65 anos e mais.

Mas vamos voltar no tempo…

Desde muito tempo atrás, nossos antepassados precisavam guardar energia para sobreviver. E não estou exagerando.

Imagine-se em um tempo onde você precisava caçar, plantar, colher para ter a comida que necessitava para se manter vivo. Isso gastava muita energia! Era necessário um tempinho, vamos dizer, de uma preguicinha, para renovar as energias e partir para outra caça ou outra colheita.

Mas e agora nos tempos em que vivemos? Certamente os supermercados, as feiras e as geladeiras nos tiraram essa verdadeira luta para conseguir alimento. Temos tempo e energia de sobra para realizar algum tipo de atividade física, né?

Puxa, mas que contradição!

Mas infelizmente todos nós passamos por uma coisa no mínimo intrigante. Todos sabemos que o exercício traz benefícios, mesmo que não saibamos todos, mas temos a noção de que ele é benéfico para a saúde. Mas isso ainda não nos faz realizar atividade física.

Lidamos constantemente um com conflito interno entre manter hábitos saudáveis – como ir para a academia ou praticar algum esporte – e fugir deles.

Investimentoanimado - atividade física esedentarismo

Esse fenômeno é conhecido como ‘paradoxo do exercício’. Isso porque gastamos mais recursos mentais para fugir do sedentarismo do que para continuarmos sedentários. Ou seja é mais fácil permanecer no sedentarismo do que ter hábitos saudáveis. 😱

Isso mostra que não é fácil substituir um hábito. Mas isso é assunto para outras oportunidades…

Aí está ele…seu cérebro!

Se você perguntar para muitas pessoas agora quais os benefícios da atividade física, elas certamente vão dizer que o exercício físico serve para emagrecer, melhorar a atividade do coração, diminuir o risco de pressão alta, diminuir o risco de ter Diabetes tipo 2, fortalecer os músculos e ossos.

Elas estão certas, mas grande parte das pessoas ainda desconhece um dos maiores beneficiados. Você sabe? Seu cérebro! 🧠

A quantidade de pesquisas científicas que estudam a relação entre cérebro e atividade física crescem a cada dia. E já são muitas! Quer ver um exemplo? Pesquisadores da Universidade de Boston descobriram que uma vida sedentária faz o cérebro diminuir de tamanho após os 40 anos? Impressionante!

Rapidinho…antes de falarmos sobre os cinco benefícios da atividade física, eu quero dizer uma coisa para você. O tipo de exercício físico que traz as vantagens que mostraremos é o aeróbico.

O exercício aeróbico é aquele que se realiza aumentando o ingresso de oxigênio no organismo, como uma corrida por exemplo. Esse tipo de atividade faz acelerar o metabolismo, oxigenação e fluxo sanguíneo no cérebro.

Além disso ele produz e modula alguns neurotransmissores (substâncias químicas produzidas pelos neurônios usadas na comunicação entre eles), como a dopamina, serotonina e noradrenalina.

Os Cinco grandes benefícios da Atividade Física

Agora sim…Vamos a eles!

1) Cognição

Quem não gostaria de aprender melhor e com mais velocidade? Mas calma, não quer dizer que iremos nos tornar gênios 🤓

Pesquisas evidenciam cada vez mais a importância da promoção da atividade física ao longo da vida para prevenir ou reverter o declínio cognitivo e neuronal.

Investimentoanimado - estudar melhor_cognição

Entrando um pouquinho em detalhes, essas pesquisas vêm comprovando que poucas sessões de exercício físico já são capazes de aumentar uma proteína muito importante no aprendizado.

Essa proteína, importantíssima no processo de aprendizagem, tem um nome complicadinho. Ela é chamada Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (ou BDNF, em inglês).

O BDNF atua com um papel crítico na manutenção, crescimento e plasticidade das sinapses dos neurônios.

2) Memória

Deixa eu economizar meus neurônios pois não nascem novos! Esse é um dos grande mitos existentes em relação ao cérebro.

A neurogênese (formação de novos neurônios) acontece sempre no nosso cérebro! 🎉

Agora vem o melhor. A atividade física estimula a neurogênese em algumas áreas do cérebro e uma delas é o hipocampo.

O Hipocampo é uma das principais áreas do nosso cérebro responsáveis pela memória.



3) Prevenção de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson

Infelizmente doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e Parkinson são muito comuns. Mais do que podemos imaginar. ☹️

Por volta de 50% de pessoas com mais de 85 anos são acometidas com Alzheimer. As principais consequências são a diminuição do volume cerebral, do número de neurônios e do número de sinapses (onde é transmitido o impulso nervoso de um neurônio para outro).

Já o Parkinson é considerada a segunda doença neurodegenerativa mais comum atualmente, afetando cerca de 0,3 % da população.

Por isso, pesquisadores vêm se esforçando para combater esse avanço mostrando que um estilo de vida saudável pode ajudar nesse embate. E o exercício físico tem se mostrado eficaz na prevenção e intervenção terapêutica dessas doenças, atenuando e até limitando a progressão delas.

4) Depressão e Ansiedade

Começamos a nos sentir melhor assim que praticamos alguma atividade física. Não é verdade? Isso acontece em grande parte devido aos neurotransmissores, que falamos anteriormente.

Pesquisas apontam que a prática de exercício regular tem um papel fundamental no combate à depressão. E vale lembrar que depressão é um dos maiores problemas de saúde pública do mundo.

Investimentoanimado - caminhando feliz_depressão

Esses estudos mostram que o tratamento com remédios reduz em cerca de 50% os sintomas relacionados à depressão. Mas, para se acabar mesmo se faz necessária a utilização de outros métodos auxiliares de tratamento, como a atividade física.

Dependendo do nível da depressão e ansiedade, a prática de atividade física pode ser um excelente tratamento por si só.

5) Qualidade do sono e estresse

Normalmente quando falamos de estresse associamos a algo ruim, que deve ser eliminado a qualquer custo. Não é bem assim.

Em vários momentos precisamos estar alerta para encarar uma situação que nos desafia. Seja um perigo de fato, como um carro que vem em nossa direção e precisamos tomar rapidamente uma decisão sobre o que fazer, ou seja pelo seu chefe lhe pedindo algo para ser feito rapidamente.

Nesse momento alguns hormônios, como o cortisol e adrenalina, são disparados no nosso corpo.

Mas se ele é bom, por que muitos especialistas dizem que ele faz mal? O grande problema está no estresse crônico. O que se prolonga em sua vida. Esse deve ser combatido.

Aí que entra a atividade física regular. Ela ajuda a reduzir os níveis de cortisol no nosso corpo. Um nível alto de cortisol é muito prejudicial para o cérebro, pois pode afetar seu tamanho e funções cognitivas.

E o sono?

Tão importante quanto a quantidade de sono, a qualidade é fundamental para seu cérebro.

Quem pratica atividade física dorme mais rápido, consegue relaxar e descansar melhor, tem um sono mais profundo e de qualidade.

Ou seja, a prática de atividade física pode até ser utilizada como tratamento terapêutico nos tratamentos dos distúrbios do sono.

Dicas para começar!

Estamos chegando ao final desse texto feito especialmente para você. Mas, não poderíamos ir embora sem deixar algumas dicas para que você comece a tirar proveito de tudo isso que você acabou de ler.

Você não precisa ser um superatleta para alcançar esses benefícios.

Isso mesmo. Algumas sessões por semana, por exemplo 3 ou 4 durante a semana com pelo menos 30 minutos cada uma já está excelente para começar. Não precisa ser todo dia!

Quer ver alguns exemplos que podem estar ao seu alcance agora mesmo? Isso sem contar com a academia…

Investimentoanimado - começando a praticar atividade física

  • Subir e descer escadas de onde você mora ou trabalha
  • Arrumar a casa.
  • Dar uma volta no quarteirão com o seu cachorro, se você tiver.
  • Dançar
  • Descer do ônibus dois pontos antes do seu destino

Sem contar com a academia, claro.

Busque primeiramente o que você gosta…fica mais fácil assim.

Mas lembre-se que antes de qualquer atividade física sempre é importante realizar uma avaliação médica.

Bom, chegamos ao final do nosso texto. Você conhecia todos esses benefícios da atividade física para nosso cérebro que mostramos para você?

Cognição, memória, prevenção de doenças degenerativas, depressão, estresse, sono… Ah, e tem outras, sabia. Podemos detalhar em outros estudos para você!

Nós cientistas, estamos evoluindo muito em pesquisas principalmente com o auxílio da tecnologia.

E então? Vamos vencer essa guerra contra o sedentarismo e velhos hábitos?

Nos próximos vídeos e artigos vamos trazer boas técnicas para se construir bons hábitos.

Investimentoanimado - Cérebro sendo protegido e comemorando

Vamos proteger um dos nossos maiores aliados? Nosso cérebro…

Além desse artigo, bem lá na parte de cima da página, deixamos um vídeo sobre esse tema que garanto que você vai gostar e se divertir.

Veja lá, se é que ainda você não viu….:-) garanto que você vai dar umas boas risadas.

Aproveita para nos seguir nas redes sociais. Vamos preparar vídeos, artigos e muito mais conteúdos de valor para descomplicar a sua jornada!

Até breve!

5 1 vote
Article Rating
Inscreva-se!
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments